ASPEA mobiliza escolas para agenda do ambiente.

2022-05-12 08:36

Categoria: 

Concelho: 

A ASPEA inicia novo ciclo de conferências regionais, no âmbito da rede de escolas “Vamos Cuidar do Planeta” .

As conferências regionais acontecem em formato virtual, de norte a sul do país.

Este é o segundo de três dias de atividades.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), retoma novo ciclo de conferências regionais, no âmbito da rede “Vamos Cuidar do Planeta”, que tem como objetivo geral reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.

Ontem os trabalhos foram referentes à Região Norte e hoje são na região centro ficando o dia de amanha reservado para a zona sul.

Jovens de todo o país identificam alguns dos problemas e apresentam, em cada conferência, algumas propostas.

Propostas essas que vão bem mais longe do que a sala de aula, pretendem chegar até onde há capacidade de decisão.

Em última instância, propostas que pretendem sensibilizar e influenciar as políticas públicas, para as causas reais e diárias dos cidadãos, em particular dos jovens fazendo ouvir a sua voz.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, destaca a importância de se “encontrar, através da educação, e Educação Ambiental em particular, pontos comuns que possam provocar uma forte mobilização de toda a sociedade sem deixar qualquer grupo de fora do processo, para responder e encontrar em conjunto as melhores soluções no presente que possam ser seguidas, ajustadas ou alteradas no futuro. Estes processos de consciencialização começam na escola, em ambiente escolar, podendo e devendo ser extrapolados para a sociedade em geral”.