ASPEA crítica comunicação de Aveiro centrada na reciclagem.

2019-12-02 09:55

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental diz que o enunciado da informação que comunica o reforço da rede de ecopontos em Aveiro está errado porque incentiva ao consumo.

Depois da autarquia anunciar esse reforço de pontos para a recolha seletiva, a ASPEA refere que o incentivo à reciclagem é incentivo à produção de lixo.

A mensagem útil no passado já não serve nas políticas atuais e, segundo o núcleo de Aveiro, é um erro.

Aveiro é um dos municípios que testa uma solução do sistema “PAYT - Pay as You Throw”, princípio do utilizador pagador, mas para Joaquim Ramos Pinto a comunicação pode ser uma armadilha.

Em causa a ideia de que “quanto mais reciclar menos paga” pode colocar em causa o trabalho que as escolas e associações fazem ao nível da Educação Ambiental.

E justifica essa visão por considerar que a mensagem está, “implicitamente, a incentivar ao consumo para a produção de mais resíduos”.

Para a ASPEA é chegada a hora de colocar de lado modelos do passado e apostar tudo a montante, ao nível dos hábitos de consumo.

“Esta matéria merece uma reflexão alargada e o contributo de todos os aveirenses, de uma forma participativa, para a definição de uma estratégia municipal de prevenção e redução de resíduos com uma visão no futuro do séc. XXI e não assente em medidas do passado, apesar de terem tido um papel muito importante e que poderão ser tidas em conta pontualmente”.

Aconselha técnicos e autarcas a darem atenção à Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Os ambientalistas entendem que a chave para o problema está no “consumo responsável” e não na ideia de que “quanto mais se recicla menos se paga”.

A associação marca presença na cimeira do clima que hoje começa em Madrid.

A ASPEA já está representada na COY15 / COP25 por Ana Sofia Henriques, uma jovem estudante de direito e que faz parte dos corpos sociais da associação.

Esta jovem integra um grupo internacional de jovens da “Agência Jovem de Notícias” que está a reportar notícias diariamente sobre a sua participação e com entrevistas.