ASPEA Aveiro envolveu 11 jovens voluntários em atividades de proteção das florestas.

2020-10-27 06:55

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo da ASPEA Aveiro envolveu 11 jovens voluntários em atividades de proteção e valorização das florestas e da natureza.

Iniciativa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Trata-se de um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados por incêndios.

“Estes trabalhos são, também, de máxima importância para as atividades práticas do projeto CAREFOREST, um projeto ERASMUS+, de dimensão europeia, cuja temática é a da promoção do conhecimento dos jovens sobre as florestas e o contributo que esta camada da população poderá dar para a proteção das mesmas”, sublinha a ASPEA.

Estas atividades apresentaram-se, também, como uma “alternativa ocupacional” dos jovens que, por força da pandemia COVID-19, se viram privados de algumas das suas atividades regulares como, por exemplo, atividades presenciais na Universidade.

Participaram na limpeza de terrenos e controlo de infestantes proporcionando a fruição de espaços florestais e receberam “conhecimentos teóricos e práticos” que enquadram o trabalho e que “conferem competências técnicas, científicas e de literacia ambiental”, valorizando o percurso pessoal e profissional.

Joaquim Pinto, Presidente da Direção Nacional da ASPEA, define o voluntariado como “forma de trabalhar as competências relacionais como a colaboração, a afabilidade, a resiliência e adaptabilidade, o autoconhecimento e o reconhecimento do outro, as capacidades e mesmo o desenvolvimento de talentos, muitas vezes não identificados”.