ASPEA apela à limpeza de zona insalubre em Santa Joana.

2023-02-04 11:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ASPEA relata a existência de "lixeira a céu aberto" em Santa Joana com “risco para a saúde pública”.

O coletivo ambiental diz que a autoridade de Saúde Pública confirma uma situação de insalubridade e pede às autarquias que assumam a existência do problema e tomem medidas de resolução.

Este é um caso reportado a uma área na freguesia de Santa Joana, no cruzamento da Travessa da Patela com rua do Ramil, em que existem contentores de resíduos urbanos e de reciclagem nas imediações de um terreno desocupado e onde os cidadãos depositam lixo a céu aberto, para além do próprio espaço estar sem os devidos cuidados de limpeza.

Problema que, segundo a ASPEA, se arrasta desde 2018 e que “tem vindo a piorar exponencialmente no último ano”.

Despejos de relva cortada, detritos e entulho de obras e monos (mesas, sofás, camas, colchões entre outros materiais) fazem do espaço uma verdadeira lixeira.

Esta área, numa curva da estrada entre Santa Joana e São Bernardo, está a levantar questões de saúde pública com o surgimento de ratos e o surgimento de pequenos focos de incêndio.

A ASPEA apela à Junta de Santa Joana e à Câmara de Aveiro uma resposta para este problema fazendo “cumprir a lei”.

O caso foi levado ao conhecimento da Assembleia Municipal de Aveiro por Pedro Rodrigues, do PAN, na intervenção mantida esta sexta-feira (com áudio)