Árvores e plantas da mata do Bussaco em destaque no novo livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

2022-05-26 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação Francisco Manuel dos Santos anuncia novo ciclo de edições e a Mata do Bussaco está na lista dos novos livros.

O retrato “Ama o precipício, viagem Mata Nacional do Bussaco”, assinado por Susana Neves é uma viagem pelo património da Mata.

Fundada por Monges Carmelitas Descalços, no séc. XVII, destinava-se a formar uma espécie de “comandos espirituais”, monges votados à adversidade extrema.

Este livro conta a história deste bosque sagrado, das suas gentes, árvores e plantas.

Murado a toda a volta, o bosque dos carmelitas descalços, hoje Mata Nacional do Buçaco, mantém a inacessibilidade primordial, assente no amor ao precipício.

Afinal, estes 105 hectares estão ainda protegidos pelo modo como aqueles monges enérgicos e pioneiros souberam potenciar as características naturais da serra desde que, em 1628, nela instalaram o seu Deserto ou eremitério.

A obra aborda a perspetiva etnobotânica, relacionando plantas e pessoas, desde a fundação do eremitério até à atualidade, passando pelo período conturbado da sua profanação, no século XIX.

Em destaque, algumas das espécies vegetais mais emblemáticas.

Susana Neves, escritora, jornalista de investigação na área cultural, investigadora de etnobotânica e fotógrafa de natureza, é autora de vários livros dentro desta linha de investigação.