Artesão Murtoseiro Henrique Brandão expõe miniaturas de embarcações tradicionais.

2023-03-13 07:03

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, estreou este domingo, dia 12 de março, a exposição de miniaturas de embarcações tradicionais do artesão Murtoseiro Henrique Brandão.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, do Vice-Presidente, Januário Cunha, da Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, da Presidente da Junta do Bunheiro, Isabel Lopes, do Presidente da Assembleia de Freguesia da Murtosa, Jorge Leite e de amigos e familiares do artesão.

O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, agradeceu a Henrique Brandão a disponibilidade para mostrar os seus trabalhos no Estaleiro-Museu do Monte Branco, referindo ser intenção da autarquia dar destaque, no espaço museológico, aos artesãos do concelho, em particular àqueles que têm na ria, no mar e nas embarcações tradicionais o seu universo inspirador.

Joaquim Baptista manifestou, ainda, a sua gratidão a Henrique, filho do artesão, por ter dado a conhecer à Câmara Municipal os trabalhos do pai e a sua vontade de os expor, deixando o desafio a todos os presentes para fazerem chegar ao município informações sobre outros criadores locais.

De seguida, Henrique Brandão usou da palavra para agradecer a oportunidade que lhe foi concedida para mostrar as suas miniaturas de embarcações tradicionais, um trabalho a que dedica com especial paixão, nos tempos livres concedidos pela sua profissão de pescador.

A mostra de Henrique Brandão pode ser apreciada, gratuitamente, no horário de funcionamento do Estaleiro-Museu do Monte Branco.