Apresentação do 'TOP COVID' é na Universidade de Aveiro.

2021-06-28 15:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Sogrape e a Universidade de Aveiro aliaram-se no desenvolvimento do projeto 'TOP COVID', um kit 100% vegetal para treino dos desvios olfativos destinado, em particular, a pacientes afetados pela COVID-19. O kit será apresentado no próximo dia 30 de junho, às 17h00 no Centro de Estudos de Jazz, em Aveiro.

A apresentação ficará a cargo do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e do Administrador da Sogrape e enólogo, Miguel Pessanha, culminando com a entrega de 100 kits ao Centro Hospitalar Baixo Vouga.

Após este momento de apresentação irá ter lugar uma mesa redonda sobre o tema ‘Vamos falar de olfato’, que vai juntar Lourenço de Lucena, compositor de perfumes e sensorialista, Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga, Miguel Pessanha, Administrador Sogrape e enólogo, Ricardo Costa, Chef do restaurante The Yeatman, Sílvia M. Rocha, Professora do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e especialista em química de aromas e Tiago Santos, Psiquiatra e Membro do Programa Nacional para Saúde Mental.

A pandemia da COVID-19 trouxe notoriedade às perturbações do olfato, dado que está entre os sintomas mais prevalentes da doença e que tem um impacto direto na qualidade de vida, principalmente para quem tem neste sentido o seu principal instrumento de trabalho, como é o caso dos enólogos, dos Chefs ou dos perfumistas.

Foi neste contexto que o grupo de investigação da Universidade de Aveiro, especializado na área da química de aromas e dos produtos naturais, iniciou a procura de uma solução eficaz na recuperação e tratamento dos desvios olfativos.