APA: Braga da Cruz preocupado pelo 'chumbo' da linha ferroviária entre Aveiro e Mangualde.

2016-07-13 15:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA) admite preocupação pelo chumbo à candidatura da via 'dedicada' entre Aveiro e Mangualde, com ligação a Salamanca, para o transporte de mercadorias e espera envolver os espanhóis no esforço pela via.

Braga da Cruz vai a Salamanca, esta semana, para apresentar o Porto de Aveiro numa Jornada Técnica sobre “A contribuição do Transporte Marítimo de Curta Distância para a melhoria do balanço das emissões dos Carregadores”. Iniciativa organizada pelo Shortsea Promotion Centre – Spain, em colaboração com a ZALDESA (Zona de Actividades Logísticas de Salamanca).

Neste certame os portos de Aveiro e de Leixões, representados pelos respetivos Presidentes do Conselho de Administração apresentarão a oferta de serviços de Short Sea Shipping que são disponibilizados nos seus portos.

Braga da Cruz adiantou, em entrevista ao programa “Conversas”, da Terra Nova, que o lado espanhol "será importante pela dinâmica económica na rentabilização da via e pela criação de condições para uma ligação em bitola europeia". (com áudio)

Braga da Cruz admite que o aproveitamento da linha da Beira Alta não conseguirá responder aos desafios, pelo perfil da via, pela articulação com a linha do Norte e pela falta de uma ligação dedicada a Viseu. Entrevistado no programa “Conversas”, o administrador da APA confessou estar desapontado. Ao fazer uma linha nova "teremos condições para corrigir alguns erros ou problemas", referiu. A ligação Aveiro-Mangualde "criaria melhores ligações e atrairíamos massa critica para a ferrovia, através da posição muito dinâmica e em crescimento económico, de Viseu".