Aniversário da confraria do bacalhau com entronizações.

2022-01-21 07:42

Categoria: 

Concelho: 

O XXIII Capitulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, este ano reservado a Confrades Efetivos da Confraria, entroniza novos confrades.

Festa, este sábado, dia 22, na celebração dos 23 anos de existência da Confraria.

Este ano, devido á pandemia e pela primeira vez na sua história, as comemorações terão só a presença dos Confrades efetivos e familiares resumindo-se à receção e “patanisca de boas vindas”, Entronização dos novos Confrades efetivos e de Honra, cerimónia que se realiza no Museu Marítimo de Ílhavo, seguindo-se o almoço.

Na lista de novos confrades estão Ângelo Valente, Augusto Nunes e Nuno Cardoso.

Quanto aos novos Confrades de Honra são Duarte Eira, Chefe de cozinha do Salpoente, com vários prémios conquistados, um dos maiores especialistas na confeção de Bacalhau, e Marques da Silva, antigo Capitão, natural de Lisboa onde nasceu em 1931.

Tripulante do Argus, Gazela I, Creoula e do arrastão bacalhoeiro Santo André, além de vários navios comerciais.

Em 1981, foi Professor na Escola Naval Infante D. Henrique tendo sido o responsável pela execução do projeto e supervisão da recuperação e adaptação do Lugre Creoula.

É autor de várias publicações sobre a pesca do bacalhau e de embarcações tradicionais portuguesas das quais tem feito pesquisa e fabrico de modelos sendo um exímio modelista.