Anadia recebe os Campeonatos da Europa de Estrada de juniores e sub-23 de 2022.

2022-07-06 11:05

Categoria: 

Concelho: 

Anadia recebe os Campeonatos da Europa de Estrada de juniores e sub-23 de 2022.

A partir de hoje e até domingo vai ser possível assistir às provas de alguns dos melhores corredores da sua geração a competirem nas provas de contrarrelógio e fundo.

A seleção nacional marca presença, com 19 atletas, 7 no setor feminino e 12 no setor masculino.

Depois do BTT, onde os portugueses brilharam, conquistando inclusive uma medalha de prata, com Ricardo Marinheiro, na prova de elite de eliminação BTT, seguem-se os Campeonatos da Europa de Estrada.

Os Campeonatos da Europa de Estrada vão decorrer em duas vertentes, contrarrelógio individual e fundo.

As primeiras provas a ir para a estrada serão as de contrarrelógio individual (7 e 8 de julho), onde os atletas, de ambas as categorias, terão de disputar dois percursos, de 22 e 44 quilómetros, que partirão do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos.

O percurso passa por Sangalhos, Mogofores, Outeiro de Cima, São Lourenço do Bairro, Paredes do Bairro, Ancas, Amoreira da Gândara, Fogueira, terminando em Sangalhos.

O fim de semana (9 e 10 de julho) está reservado para as provas de fundo, nas quais todos os atletas convocados irão participar.

As provas terão partida e chegada no Pavilhão de Desportos de Anadia, numa extensão entre os 88 e os 147 quilómetros, consoante a categoria.

O percurso irá passar por Anadia, Vila Nova de Monsarros, Algeriz, Junqueira, Moita, Carvalhais, Anadia (Monte Crasto), terminando no Complexo Desportivo de Anadia.

A competição conta com a presença de cerca de 400 atletas oriundos de 34 países, nomeadamente Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Macedónia, Noruega, Polónia, Países Baixos, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

O Município de Anadia apela à melhor compreensão de todos os munícipes para os eventuais constrangimentos e transtornos, ao nível do trânsito, que as provas irão provocar, nestes próximos quatro dias, em algumas zonas do concelho.