Anadia: Museu do Vinho da Bairrada recebeu jovens animadores da Diocese.

2023-01-17 22:40

Categoria: 

Concelho: 

O Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, recebeu os jovens animadores da Diocese de Aveiro para o FormAr-Te, momento de formação anual dinamizado pelo Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro (DPJA).

No momento “SonhAr-Te”, o professor de Educação Moral Religiosa e Católica, José Cruz, relembrou os presentes da “Arte de Sonhar”, da importância de “querer ser melhor” invés de “querer ser o melhor”.

Como principal mensagem referiu que apesar de se “querer sempre mudar tudo, se for possível mudar alguma coisa, já é um ótimo avanço e, isso, ajudará muita gente”.

Na segunda parte do FormAr-te, intitulada de “A nossa Joana de Portugal”, a equipa de programação do Comité Organizador Diocesano de Aveiro (COD Aveiro) dinamizou um encontro/catequese sobre Santa Joana Princesa, na qual, com a ajuda de uma infografia com símbolos referentes a este patrono da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), puderam reconstruir os principais momentos da sua vida e aprender curiosidades sobre a mesma.

Tal como referiu o coordenador do COD Programação, Tiago Santos, o movimento “Joana de Portugal Mora aqui” pretende dar a conhecer um pouco mais de quem foi Santa Joana aos jovens aveirenses e, inclusive, aos jovens peregrinos estrangeiros que estarão em Aveiro entre os dias 26 e 31 de julho, aquando dos Dias nas Dioceses (DND).

Ainda nesse momento e porque a Beata Joana de Portugal está em processo de canonização, foi possível rever (através de uma videochamada) uma cara conhecida, o Padre Nuno Queirós que se encontra em Roma, a trabalhar este processo.

Nesta ligação, o Padre Nuno explicou a importância que Santa Joana teve e tem para toda a Diocese e deixou palavras de incentivo para o caminho a fazer rumo à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Alguns jovens do arciprestado de Anadia animaram o espaço com músicas cristãs que culminou com a entoação de uma das músicas deste ano, o Hino da JMJ 2023, “Há pressa no Ar”.

Para finalizar e em gesto de agradecimento, o diretor do DPJA, Padre Leonel Abrantes, sublinhou a importância de formar os animadores, já que são eles o “motor de entusiasmo para os jovens”.

Esclareceu ainda a simbologia da palavra FormAr-Te que contém a palavra “formar” no sentido em que “o objetivo não é ‘enformar’ os animadores, mas sim dar-lhes ferramentas para eles formarem os jovens da melhor maneira” e ainda a palavra “Arte”, que consiste na arte da formação e da criatividade em desenvolver atividades com os mais novos.