Anadia: Ministra da Agricultura online com Feira da Vinha e do Vinho.

2020-06-21 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Feira da Vinha e do Vinho Online de Anadia 2020 teve honras de abertura com a presença virtual da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que deixou uma mensagem de alento a todos os produtores vitivinícolas da Bairrada.

Na sessão de inauguração do certame, que decorreu este sábado, 20 de junho, a responsável pela pasta da Agricultura referiu que o setor “soube ajustar-se a esta nova realidade, decorrida da pandemia de Covid-19, conseguindo levar a toda população os melhores produtos em qualidade e quantidade”.

Maria do Céu Albuquerque acredita que os produtores/engarrafadores irão ser parte importante na retoma da economia portuguesa, tendo deixado alguns números, relativamente à quantidade de vinho produzido e certificado, que, no ano passado, atingiu os 71 mil hectolitros.

Este valor representa um aumento de 26 por cento, em relação a 2018.

A ministra adiantou ainda que, no primeiro trimestre de 2020, a produção de vinho certificado na Bairrada foi 5,3% superior à registada em 2019, no mesmo período. Segundo Maria do Céu Albuquerque, “no ano passado, o vinho Bairrada acrescentou quase três milhões de euros à economia da região”.

Na sua mensagem, transmitida através da página de facebook da FVV, a ministra deu ainda a conhecer algumas das medidas criadas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia, tendo destacado a “destilação de crise” e o “armazenamento privado”, sendo que esta última abrange os espumantes de denominação de origem.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, que abriu a sessão de inauguração, sublinhou que a FVV “é um dos eventos mais importantes” do concelho.

Esta edição – referiu Teresa Cardoso – é diferente porque exigiu uma adaptação por parte do Município, entidade que organiza o certame, à nova realidade.

No entanto, frisou a autarca, o objetivo da FVV não se perdeu. “Continuamos a dar destaque aos produtores vitivinícolas do concelho e aos vinhos que se produzem nesta ‘Terra de Paixões’, e também à gastronomia e à animação cultural produzida pelas associações”. Assim, concluiu a autarca, esta 17ª edição mostra o que de melhor se faz no concelho de Anadia em várias áreas, desde a viticultura, passando pela gastronomia, até à cultura”.

A sessão inaugural contou também com a presença virtual de Pedro Machado. O presidente do Turismo Centro de Portugal elogiou a forma encontrada pela autarquia anadiense para dar continuidade à FVV, um certame que valoriza Anadia e a Bairrada.

O mesmo enaltecimento foi repetido por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade parceira do certame desde a 1ª edição.

A cerimónia de abertura da FVV contou também com vários momentos culturais, onde participaram três grupos anadienses: os Gaiteiros Os Katembas, o Ballet Ginásio do Centro Social de Aguim e a Escola de Dança do Club de Ancas. O programa do primeiro dia incluiu ainda o testemunho de três produtores vitivinícolas (Ribeiro de Almeida, Osvaldo Amado e Filipa Pato) e uma sessão de showcooking que privilegiou a sardinha. A noite foi animada pela atuação da Banda de Música de Anadia e do DJ G-rod.

O certame pode ser visualizado, até domingo, 28 de junho, na página de Facebook da Feira da Vinha e do Vinho. Hoje, dia 21, estarão em destaque, no “Espaço dos Produtores”, a partir das 17h00, as Caves São João e a Casa do Canto. No espaço de Gastronomia, o prato do dia é o “Escorrido”. A animação estará por conta do grupo “The Founders” e do DJ Pedro Moniz.