ANACOM alerta para processo de migração da rede TDT que obriga a nova sintonia.

2020-09-10 07:43

Categoria: 

Concelho: 

O processo de migração da rede TDT nos concelhos da CIM da Região de Aveiro entra em nova etapa.

“O processo de migração, que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro tem início esta quinta com a ressintonia do emissor de Águeda.

Decorrerá durante cerca de três semanas, havendo, contudo, um interregno de duas semanas entre 11 e 25 de setembro, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor instalado em Lourosa, no concelho de Santa Maria da Feira, no dia 29 de setembro.

Note-se que este emissor, embora instalado num local fora dos concelhos que compõem a CIM RA, dá acesso ao serviço TDT a parte da população dos concelhos de Ovar e Murtosa.

Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.

Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

São Bernardo, a 25, e Aveiro Centro a 28 fazem parte desta programação.

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância.