Amigos do Cáster alertam para ameaças ao ecossistema dunar no Furadouro.

2022-08-22 07:15

Categoria: 

Concelho: 

Os Amigos do Cáster alertam para ameaças ao ecossistema dunar no Furadouro.

Ação de sensibilização para a protecção das dunas com um grupo de 8 voluntários da Associação a distribuir folhetos junto de cerca de 300 banhistas.

Mensagens para que não sejam pisadas as dunas, para evitar fazer praia nas dunas, não retirar areia nem destruir as plantas que se encontram nas dunas; utilizar os passadiços para a deslocação até ao areal; informar e chamar a atenção das pessoas para uma utilização correcta das dunas.

“Apesar da muito boa receptividade dos veraneantes à nossa mensagem ecologista, observámos que na zona Sul da praia, em situação de preia-mar, devido à redução do areal, os banhistas ocupavam as dunas primárias que aí se estão a estabelecer. Verificámos também que o próprio posto de Nadador-Salvador, identificativo de praia vigiada se encontra instalado sobre uma duna primária. Os Amigos do Cáster já alertaram a Câmara Municipal de Ovar para esta situação, que ameaça o ecossistema dunar e viola o regime de protecção das dunas litorais”, explica a associação em comunicado.