Alunos do Instituto Duarte de Lemos vencem concurso “Matemática e Arte de Rua”.

2022-03-14 11:15

Categoria: 

Concelho: 

Uma equipa de alunos do 9.º ano do Instituto Duarte de Lemos, coordenados pelos professores Eliana Marques (Matemática) e António Jorge Almeida (Artes), recebeu no dia 11 de março, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o primeiro prémio do Concurso “Matemática e Arte de Rua”.

Este concurso foi lançado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, integrado nas atividades de divulgação do Dia Internacional da Matemática (14 de março) desenvolvidas em conjunto com o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O concurso pretendeu aliar a imaginação e o espírito criativo dos jovens ao seu interesse pela matemática, apresentando ideias matemáticas através do desenho de um Mural.

No entendimento da organização, tal como plasmado no regulamento do concurso, “fazer matemática requer imaginação e criatividade, para além de muito trabalho, rigor e espírito crítico”. Os objetivos desta original iniciativa passam por “incentivar o interesse dos jovens pela Matemática, estimular a sua imaginação, valorizar o espírito criativo e a capacidade de inovação, promovendo a simbiose entre a Matemática e a Arte”.

Um grupo de estudantes do 9.º ano do IDL respondeu ao desafio da organização, completar a frase “A Matemática em União com...”, escolhendo a união com a Estética.

Assim, sob o título de “A Matemática em União com a Estética – Matemática Irreverente”, cuja ideia procurou traduzir num mural “a simbiose de elementos que representam a Matemática como uma ciência abrangente e interligada às mais diversas áreas do conhecimento.”

Tal como referido no breve texto que acompanha o trabalho apresentado: “Trata-se de um trabalho imaginado a partir das estéticas dos movimentos de Arte Urbana e pretender contribuir para a ideia de que o estudo da matemática é uma forma de criatividade e irreverente.”

A cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da exposição dos trabalhos selecionados foi o culminar deste inovador projeto que contou com cerca de 350 candidaturas de trabalhos, envolvendo mais de 1000 alunos e professores de todo o país.

O trabalho dos estudantes do IDL venceu a Categoria A, destinada a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido representados na entrega do prémio pelos estudantes Tomás Rebelo, Mariana Monteiro e Martim Ferreira, Guilherme Matos e Gaspar Pinheiro. 

A Exposição “A União da Matemática com...” ficará patente ao público até ao dia 25 de março, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e também em https://ucpages.uc.pt/cmuc/mat-arte-rua/.

 

Fonte: IDL