Alunos do IDL no cultivo de milho em Macieira de Alcoba.

2015-05-07 13:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alunos do IDL vão cultivar milho em Macieira de Alcoba. No âmbito da parceria entre o Instituto Duarte de Lemos, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcoba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo de Macieira de Alcoba, aquando da participação do Instituto no Concurso Ilídio Pinho “Ciência na Escola” com o projeto “O Milho(r) de Macieira”, no ano letivo transato, surgiu o interesse entre estas instituições em estabelecerem um novo protocolo com vista ao cultivo do milho antigo.

A intervenção do IDL passará por realizar com os alunos, no terreno, cada uma das fases de cultivo, desde a sementeira até à desfolhada, nas datas acordadas. “Uma prática artesanal que está desaparecida mas que se pretende ajudar a trazer de volta, nomeadamente transmitindo-a aos mais novos e contribuindo dessa forma para preservar a memória coletiva da região”.

Após a atribuição do terreno e a calendarização das várias fases de cultivo o IDL deslocou-se a Macieira de Alcoba, no final de Abril, com um grupo de alunos e professores do Clube da Terra para iniciar a produção de milho antigo.

O terreno já estava previamente lavrado e os regos abertos de forma a agilizar os trabalhos a efetuar pelos alunos. Seguiu-se a sementeira.