Alunos do IDL em desfolhada em Macieira de Alcoba.

2016-09-30 13:53

Categoria: 

Concelho: 

Os alunos do IDL participam em mais uma Desfolhada Tradicional em Macieira de Alcôba. Pais, alunos e professores foram convidados a participar na última etapa de um trabalho iniciado já no ano letivo anterior. Foi o culminar de um trabalho realizado pelos alunos do IDL no âmbito do protocolo estabelecido entre o Instituto Duarte de Lemos, a Câmara Municipal de Águeda, a Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo de Macieira de Alcôba.

O Milho Antigo foi cultivado pelos alunos do IDL ao longo do 3º período do ano letivo anterior, vivenciando algumas práticas agrícolas tradicionais associadas ao milho antigo como a sementeira, a monda e o sacho, o arrendar e o corte da bandeira.

“Este trabalho em torno do milho antigo terminou com uma desfolhada à moda antiga, uma prática artesanal que está a desaparecer mas que pretendemos ajudar a perdurar no tempo”, refere a escola.

O evento teve a participação especial do Rancho Folclórico As Capuchas, de São João do Monte, que exibiu algumas danças e cantigas tradicionais. Alunos, pais e professores foram levados a participar em algumas dessas danças.