Alunos do IDL distinguidos em concurso sobre higiene das mãos.

2021-07-27 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alunos do 1.º ano do IDL vencem concurso promovido pela Direção Geral de Saúde e Direção Geral de Educação.

O Instituto Duarte de Lemos foi selecionado como uma das duas escolas vencedoras na região centro (ARS Centro) no âmbito do Concurso Escolar “Dia Mundial da Higiene das Mãos – Higiene das Mãos: segundos que salvam vidas!”.

Os alunos do 1º A e a respetiva professora titular, Sofia Miranda, produziram o vídeo original “Lava as Tuas Mãos”.

A organização do concurso é da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), em articulação com as Unidades Coordenadoras Funcionais do Programa de Saúde Escolar e da Literacia do Cidadão e em parceria com o Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (DGE).

No ano de 2021 participaram no concurso 44 Escolas de 40 Agrupamentos de Escolas, tendo sido selecionados dois vencedores por cada uma das Regiões de Portugal Continental e Ilha da Madeira, sendo o vídeo do Instituto Duarte de Lemos um dos dois selecionados na ARS Centro.

Em 2020, a Organização Mundial de Saúde, em iniciativa conjunta com a UNICEF, apresentou o Desafio “WHO /UNICEF Initiative: Hand Hygiene for all” – “Iniciativa: Higiene das Mãos para todos,” onde salientaram que a higiene das mãos implica responsabilidade partilhada e compromisso individual dos vários intervenientes, incluindo de todos os Cidadãos.

Em 2021 este continua a ser um tema atual e emergente pela necessidade de prevenir infeções, nomeadamente, infeção pelo SARS-COV-2, através de um gesto tão acessível e fácil a todos, incluindo, às crianças e jovens.

Assim, o concurso serviu para assinalar o Dia Mundial da Higiene das Mãos e relembrar as crianças, diretamente envolvidas na realização do vídeo e a restante comunidade escolar, através do seu visionamento, para a responsabilidade de todos na saúde individual e coletiva.