Alunos de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro apresentam ideias para a economia circular e neutralidade carbónica.

2021-04-27 11:11

Categoria: 

Concelho: 

Economia circular e neutralidade carbónica no centro das soluções apresentadas pelos alunos de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro na 3ª edição do “Green Engineering – For A Better Tomorrow”.

Este projeto visa sensibilizar para a importância das práticas sustentáveis e ecológicas.

Refletir e encontrar soluções para dar resposta aos desafios ambientais das empresas foi um dos desafios lançados aos alunos da Universidade de Aveiro pela AEGIA - Associação de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro, no âmbito da 3ª edição do “Green Engineering – For a Better Tomorrow”.

Para tal, foram apresentados casos de estudo dinamizados pela Eco X, uma empresa portuguesa que desenvolve produtos sustentáveis e ecológicos através de uma tecnologia inovadora, que tem por base a Economia Circular, e pela DST Solar, uma empresa do grupo DST especializada na prestação de serviços na área da engenharia no âmbito do projeto, fornecimento, execução, operação e manutenção, no setor da energia solar.

Ideias em torno da otimização de processos e tecnologias de transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos, no local de produção e para a neutralidade carbónica e transição energética da economia, nomeadamente dando resposta à nova legislação que obriga a que todos os edifícios, a partir de 1 de janeiro de 2021, garantam que 50% dos consumos de energia são supridos por fontes renováveis.

Depois de analisadas as propostas dos participantes por um painel de jurados foram selecionadas duas equipas vencedoras, uma por cada caso de estudo.

Das equipas premiadas faziam parte João Piçarra, Francisco Almeida, Luís Machado e Gonçalo Ramos e Elisa Costa, Jorge Monteiro, Tomás Courela e Vasco Silva.

Do painel de jurados fizeram parte a Essência do Ambiente, a Universidade de Aveiro, a EcoX e a DST Solar.

Durante uma semana, os participantes foram desafiados a participar num conjunto de ações, que decorreram em diferentes plataformas digitais e que tinham como propósito demonstrar como podemos diminuir a Pegada Ecológica com pequenas mudanças de atitude no nosso dia a dia.

Porque apesar de Portugal apresentar a 6.ª pegada ambiental mais baixa entre os países da União Europeia, para a AEGIA estes valores “ainda são superiores à capacidade do planeta e, por isso, é fundamental sensibilizar para a importância das práticas sustentáveis e ecológicas, quer a nível pessoal quer empresarial, para a construção de um mundo equilibrado”.

Houve ainda espaço para uma reflexão sobre a “sustentabilidade a nível industrial” que contou com a contribuição de Susana Lucas, Engenheira para a Sustentabilidade e Bem-Estar e criadora do Blog “SEI by Susana”.