Alunos de Albergaria recebem formação sobre profissões na área das Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica.

2019-11-22 19:52

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da Agenda Municipal da Educação do Município de Albergaria-a-Velha, a InovaRia e a Autarquia estão a dinamizar o projeto Tech@school junto de mais de 400 estudantes do 9.º e 11.º ano do Concelho.

O projeto, a ser implementado ao longo do corrente ano letivo, tem como objetivo geral dar a conhecer as oportunidades para trabalhar em contexto empresarial nas áreas Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica.

Tenta desfazer mitos e preconceitos relativamente aos aspetos profissionais e a seus protagonistas, seja do ponto de vista comportamental (os nerds antissociais e obcecados por engenhocas), seja de género (uma profissão para homens e pouco “feminina”).

Neste último aspeto, é de referir que, em Portugal, apenas cerca de 15% de profissionais nas tecnologias são mulheres.

O Tech@school preconiza um conjunto de atividades, que envolvem a escola, estudantes, encarregados de educação e empresas tecnológicas.

Numa primeira fase, estão a ser desenvolvidas sessões de sensibilização nas escolas para compreender as perceções sobre profissões TICE, percursos educativos e contextos profissionais.

No final de cada sessão, os grupos de estudantes são convidados a responder a um questionário digital de forma a proceder-se à sua caracterização socioeconómica.

No futuro, havendo interesse por parte dos jovens, podem ser desenvolvidas visitas a empresas tecnológicas e estágios de verão, de forma a promover uma aproximação à realidade do mundo do trabalho e a desmistificação de estereótipos.

O Município de Albergaria-a-Velha é uma das cidades parceiras do projeto europeu ON BOARD, que visa criar uma rede de inovação educacional.

Neste âmbito, está a desenvolver, com diferentes entidades – onde se inclui a InovaRia – diversas ações de promoção das tecnologias, robótica e áreas afins, de forma a preparar as crianças e jovens para os novos desafios da sociedade.

Além do Tech@school, a Autarquia encontra-se a dinamizar, no pré-escolar, o Kids Media Lab (introdução ao pensamento computacional através de robôs) e, no 1.º Ciclo, o Portable Learning Labs (laboratórios de aprendizagem e experimentação móveis)