Alunos da UA lançam debate sobre novas áreas verdes em Aveiro.

2023-01-24 07:27

Categoria: 

Concelho: 

Está lançado o debate sobre a criação de novas manchas verdes em Aveiro e a criação de um parque central que faça a ligação entre São Bernardo e a zona do pavilhão do Clube dos Galitos.

A proposta é parte do trabalho de investigação de alunos da Unidade Curricular de Espaço Público Urbano, do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, da Universidade de Aveiro.

Além da qualificação do Parque Infante D. Pedro, Parque da Baixa de Santo António há ideias para trabalhar uma nova área verde na Force e fazer a ligação de um novo parque nas traseiras do pavilhão dos Galitos ao futuro Parque da Ribeira de Vilar que a Junta de Freguesia tem assumido como aposta para o futuro da freguesia.

Uma mancha verde que ficaria às portas do corredor escolar da Mário Sacramento e da José Estêvão na articulação entre as áreas nascente e poente da Avenida Europa.

José Carlos Mota, investigador universitário, já admitiu que o resultado do projeto “era bom demais para ficar dentro das paredes da academia” e leva o debate ao espaço público.

Esse momento acontece na FNAC, em Aveiro, esta quinta, entre as 18h e as 20h.

A sessão prevê a apresentação dos trabalhos e debate público das propostas.

O docente explica que este trabalho académico insere-se numa abordagem integrada de compreensão do papel das infraestruturas verdes e azuis das cidades (zonas verdes e linhas de água ou lagos) e está a ser dinamizada pelo mestrado em várias unidades curriculares, nomeadamente na de Planeamento Estratégico Territorial.

A natureza dos terrenos entre a avenida Europa e a avenida Francisco Sá Carneiro, a propriedade e os usos previstos para aquela área surgem como algumas das interrogações perante os trabalhos apresentados.

A única certeza é a aposta dos alunos na criação de novas áreas e corredores verdes numa cidade em expansão acelerada e a vontade de levar debate à cidade num tema que interessa a quem “habita” Aveiro.