Alunos da UA envolvidos em projecto de reflorestação e eliminação de plantas invasoras.

2016-12-21 10:17

Categoria: 

Concelho: 

'Biologia a Plantar o Futuro' é um projeto desenvolvido por alunos da Universidade de Aveiro em parceria com a Associação BioLiving. É uma iniciativa que "procura a recuperação das florestas portuguesas através de ações de reflorestação e eliminação de plantas invasoras".

O projeto iniciou-se em 2014 por iniciativa da 'Comissão de Faina de Biologia' organismo de gestão e planeamento das praxes do curso. Os alunos ficaram encarregues de cuidar da árvore plantada durante mais de um mês. Durante esse período responderam a uma série de desafios fotográficos "como forma de criar uma conexão com a árvore que tinham apadrinhado".

Por altura do 'Dia da Floresta Autóctone' os alunos foram até à Mata Nacional do Buçaco transplantar esses carvalhos, reflorestando uma zona que tinha sido afetada.

A ideia do projeto é "criar as condições para que se estabeleça uma ligação entre o aluno, futuro biólogo, e as árvores. Algo inovador em Portugal e que ultrapassa, a um nível educativo e formativo, as tradicionais ações de reflorestação. Este ano a ação foi desenvolvida no Município de Albergaria-a-Velha com a reflorestação de mais de 300 árvores.