Alunos da Gafanha da Encarnação 'investem' em trabalho na 'Ação Climática'.

2020-12-17 16:53

Categoria: 

Concelho: 

Ao longo de seis semanas, alunos do oitavo ano da Escola Básica da Gafanha da Encarnação puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre as Alterações Climáticas.

Estiveram assim entre os mais de 2,6 milhões de estudantes de mais de uma centena de países que participaram no Climate Action Project.

Este projeto colaborativo gratuito desafiou alunos de todo o mundo a examinar as causas e efeitos das alterações climáticas, a participar em intercâmbios virtuais e propor soluções para uma maior justiça ambiental. No nosso país a iniciativa envolveu 130 escolas que usaram um currículo e planos de aula elaborados em conjunto com a WWF (World Wild Fund).

O projeto decorreu ao longo de seis semanas e terminou com um webinar global que decorreu a 5 de novembro e que contou com a presença de cerca de 250 mil pessoas, naquele que se designou Dia da Ação Climática.

Além de contar com oradores de relevo como Jane Goodall, David Attenborough, Celine Costeau e João Costa, Secretário de Estado da Educação, juntamente com peritos do WWF, NASA e NU, "este foi um dia de celebração da aprendizagem, com apresentação de soluções e em que foi ainda anunciado o Manifesto pelo Clima".

"Os nossos alunos puderam assim alargar os seus horizontes, trocando impressões e partilhando algum do trabalho que têm feito nos últimos anos nomeadamente no âmbito dos projetos Eco-escolas e Escola Azul, na área do ambiente e sustentabilidade, com colegas de escolas em Kraljevo, na Sérvia, e em Izmir, na Turquia, trabalhando de modo particular o ODS 13, constante dos 'Objetivos do Desenvolvimento Sustentável' preconizados pela UNESCO, que visa promover medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos".

Abordaram assim novas perspetivas sobre a crise climática que foram além das paredes da escola através de aulas virtuais internacionais, trabalhando com outros jovens que vivem realidades diferentes.