Aluna de Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia do Porto vence prémio ADICO.

2021-11-24 07:51

Categoria: 

Concelho: 

Diana Gomes, aluna do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto (FBAUP), foi a grande vencedora do concurso de ideias promovido pela ADICO, para assinalar os 100 anos da empresa de Avanca, considerada referência no setor do mobiliário de exterior.

O prémio, que inclui um valor pecuniário de 1.000 euros e um estágio na empresa, é uma “oportunidade de crescimento e aprendizagem, não só como designer, mas também como pessoa. Trabalhar na ADICO será um forte estímulo criativo para mim, enquanto me possibilita conjugar as minhas duas vocações, engenharia e design, harmonicamente”, admite a jovem.

Com formação de base em engenharia mecânica, Diana Gomes esteve sempre envolvida no "mundo das artes".

“Este concurso permitiu-me explorar o meu lado mais criativo, aprofundando as minhas capacidades inventivas, e, o facto de o ter ganho, constitui para mim um grande incentivo para continuar a trabalhar aliando o design à engenharia, que é, efetivamente, aquilo que pretendo fazer no futuro”.

A proposta ganhadora procurou aproveitar os recursos e materiais de que a ADICO dispõe ao desenvolver uma linha de produtos funcionais e versáteis, que acentuassem a concordância entre a experiência do utilizador e a natureza.

Em 2º e 3º lugares ficaram Pedro Pêgo e Gabriela Figueiredo, distinguidos com um prémio no valor de 600 e 300 euros, respetivamente.

Ao longo das últimas décadas uma das áreas a que a Adico tem vindo a dar maior relevo é o design falado em português.

“No ano em que assinalamos o 100º aniversário da empresa faz para nós todo o sentido abrirmos as portas aos jovens criadores, aos designers do futuro e, em conjunto com eles, desenharmos os próximos 100 anos da Adico, cujo segredo de sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN”, revela Adelina Dias Costa, administradora da Adico.