Almada recebe em Abril Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA.

2022-03-10 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental realiza as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em Almada.

Na cidade a sul do Tejo, nos dias 8 a 10 de Abril, encontro nacional em coorganização e parceria estratégica com a Câmara Municipal de Almada e o Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul.

As XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental subordinadas ao tema “Educação Ambiental e Cultura Democrática” contam com um programa preenchido por diversas conferências, comunicações, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com ações de intervenção. Os conteúdos abordados estão distribuídos por quatro eixos temáticos.

Educação Ambiental e participação social para a ação climática, Educação Ambiental como forma de alcançar um modelo de economia circular, Educação Ambiental e voluntariado ambiental para uma cultura de corresponsabilização, Educação Ambiental, como promotora da cultura democrática nas políticas públicas são as áreas escolhidas.

Professores, educadores, autarquias, estudantes, atores políticos e escolas juntos num evento de âmbito nacional.

Joaquim Pinto, presidente da ASPEA que tem delegação em Aveiro, revela que o evento procura responder a questões do tempo presente em que o envolvimento de jovens na tomada de decisão deve ser fundamentado.

“Em que tipo de sociedade viverão os nossos jovens no que diz respeito ao apoio à tomada de decisão?”, “Estarão os nossos jovens preparados, por exemplo, para a discussão da localização de uma nova unidade industrial?”, “Estarão os nossos jovens dotados de informação credível como defender o impacto das emissões nos ecossistemas ribeirinhos?”, “Que consequências imediatas no estilo de vida de um jovem pode representar a adesão a um movimento de desperdício zero?”, “Qual a importância de ser uma voz ativa e ser parte da solução? “Será importante conseguir a neutralidade de carbono na UE até 2050?” são questões que vão merecer tempo de análise.

O encontro é presencial e tem transmissão online e as inscrições já estão abertas.