Aldeia do Boco em festa este fim de semana com atividades tradicionais.

2023-07-28 15:41

Categoria: 

Concelho: 

Reviver as tradições da aldeia do Boco é a proposta do fim de semana.

Os dias 29 e 30 de julho apresentam atividades e experiências turísticas ligadas à tradição da aldeia, desde a oficina de Broa Mimosa, visita às azenhas, declamação de poesia, jantar típico no arraial, recriação da vida no vale e um piquenique no moinho.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vagos em conjunto com a associação PRO.BOCO, Junta de Freguesia de Soza e AIDA - Gal Aveiro Sul, incluirá diversas atividades.

As atividades de sábado, 29 de julho, são desenvolvidas em torno da gastronomia local e da poesia.

Durante a tarde, vai ser possível colocar as mãos na massa e cozer a broa típica do Boco, a Broa Mimosa, passear pelos moinhos e levadas e provar produtos locais na “Oficina de Broa Mimosa”.

De seguida, ocorrerá uma declamação de poemas do poeta popular local “O Faca” na Eira da Ti Graça da Azenha Barreto.

Mais tarde, será possível provar a gastronomia típica no Largo da Capela do Boco com o “Jante no arraial”.

No domingo, dia 30, às 09h30, não perca a recriação “Há Vida no Vale!”, onde será possível assistir à recriação da vida de um moleiro nas Azenhas do Boco.

Na Azenha Ti Luísa, será recriado “O trabalho do moleiro” e, na Azenha Barreto, “O dia-a-dia familiar”. De seguida, realizar-se-á uma caminhada onde será possível assistir a diversas encenações sobre a vida no vale do Boco, em diversos locais ao longo do caminho, como os “trabalhos agrícolas”, “O lavar da roupa na levada”, “Ir buscar a água à fonte”, “Apanhar a erva”, “Encher as dornas” e “Contar/abicar canas”.

Na hora do almoço, os participantes poderão desfrutar de um “Piquenique no Moinho”, no Parque de Merendas do Boco sendo que, para tal, deverão trazer o seu farnel e manta.

Também há a possibilidade de almoçar no local, uma vez que a comissão de festas 2023 terá à venda pernil assado no espeto pernil e bebidas diversas.

As atividades estava, sujeitas a inscrição e tinham lotação limitada.