Alberto Souto quer Sedes ao serviço de visão reformista para o país.

2022-10-06 09:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Pensar Portugal é o desafio de Alberto Souto Miranda na liderança do conselho distrital da associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

Temas como a demografia, habitação, os grandes projetos de investimento, as reformas políticas ou a qualificação formam parte dos temas que a Sedes quer debater com propostas alternativas.

A reforma de um país com baixa tradição em reformas é a meta proposta a partir de Aveiro.

Alberto Souto de Miranda, antigo autarca de Aveiro e ex-Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, fala com conhecimento das diferentes estruturas para lembrar que o desafio reformista é significativo (com áudio)

Os Conselhos Distritais SEDES funcionam como incubadores de ideias ou centros de criação de pensamento estratégico para cada região.

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, elogiou a “descentralização” de centros de pensamento da SEDES que alarga a sua esfera de influência ao país.

E, mais uma vez, ouviram-se palavras de incentivo ao reformismo e à capacidade de decisão.

Ribau reconhece como importante fundamentar essas decisões políticas e entende a Sedes como criação de centro de “massa crítica”.

Diz que pode desempenhar, ainda, papel de relevo na formatação de um poder político mais decidido e consequente para evitar a ascensão de populistas e extremistas (com áudio)

A estrutura nacional é liderada por Álvaro Beleza que propõe reflexões sobre a forma de tornar o país mais competitivo.

O livro “Ambição: Duplicar o PIB em 20 anos”, coletânea de textos de 30 personalidades e que tem em Abel Mateus, Presidente do Conselho Consultivo da associação e um dos coordenadores desta obra, dá sinais sobre os caminhos que o país deve percorrer em áreas como Economia, Finanças, Justiça, Segurança Social, Coesão, Mar e Florestas ou Defesa.

A tecnologia, o investimento em inovação e o aumento do peso das exportações são fatores críticos para o futuro da economia nacional (com áudio).