Albergaria vai implementar Programa de Educação Estética e Artística.

2022-03-23 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria vai implementar Programa de Educação Estética e Artística.

O Município celebrou um protocolo de cooperação com a Direção-Geral da Educação para a implementação do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) nas escolas Albergarienses.

O PEEA é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, concretizada pela Equipa da Educação Artística, e inscreve-se no quadro de uma política educativa de valorização da Cultura e das Artes contextualizada na organização curricular, intervindo, implementando e acompanhando os docentes, os alunos e a comunidade nas diferentes áreas artísticas.

Na sessão de assinatura do protocolo, que decorreu na Biblioteca Municipal, o Diretor-Geral da Educação, José Victor Pedroso, felicitou o Município por apostar na área da formação artística e trabalhar em parceria com as escolas e a comunidade para a promoção das Artes.

José Victor Pedroso salientou que o sentido estético e artístico é uma das competências incluídas no documento “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e contribui para a equidade na sociedade.

“Uma das missões da escola pública é promover a inclusão e, através das diversas expressões artísticas, é possível integrar os alunos mais desfavorecidos, contribuindo ainda para o seu bem-estar”.

Com o Programa de Educação Estética e Artística pretende-se promover um conjunto de ações que enriqueçam as experiências de Educação, identificando metodologias criativas de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

O projeto é dirigido à Educação Pré-escolar e ao Ensino Básico e Secundário, sendo priorizado a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em Albergaria-a-Velha.

A formação e acompanhamento de educadoras e docentes é um dos pilares fundamentais na implementação do PEEA, assumindo o Município um papel importante no desenvolvimento das ações formativas e das ações educativas no domínio da Educação Artística, na aquisição de materiais para o desenvolvimento de atividades e na criação de projetos/ residências artísticas em parceria nesta área.

Além do Diretor-Geral da Educação e dos membros do Executivo Municipal António Loureiro e Catarina Mendes, marcaram presença na sessão de assinatura do protocolo Carla Rosa, Coordenadora de Programa de Educação Estética e Artística, Albérico Tavares Vieira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Madalena Brandão, Diretora do Agrupamento de Escolas da Branca, e Filipe Marques, Presidente da Direção do Conservatório de Música da Jobra