Albergaria: Idosos e funcionários de Lar da Branca vão fazer testes à Covid-19.

2020-03-25 20:48

Categoria: 

Concelho: 

Câmara de Albergaria e Ministério da Saúde vão assumir os custos dos testes para despistar o coronavírus aos utentes e funcionários do lar Geriabranca onde foram diagnosticados três utentes com Covid 19.

Desde o início da crise, foi registada uma vítima mortal, uma mulher de 89 anos, com problemas de saúde, e dois idosos infetados.

Entretanto vários funcionários foram diagnosticados e deram positivo.

Num lar com cerca de 30 utentes os testes não chegaram a todos e as tentativas para concluir a despistagem só hoje chegaram a bom porto.

O autarca de Albergaria diz anda em esforços há vários dias a tentar resolver o problema e só hoje foi desbloqueada a situação com custos repartidos.

Um quadro de desgaste que afeta funcionários em regime de permanência desde domingo.

A autarquia emitiu uma nota em que diz estar em contacto regular com a população mais idosa do Concelho, em especial, as pessoas que vivem sozinhas.

Todos os dias, o Serviço de Ação Social atende dezenas de situações diversas via telefone ou correio eletrónico e averigua se é necessário algum apoio específico ou, simplesmente, tranquiliza quem se sente mais aflito com a evolução da pandemia.