Albergaria: GNR equipada com desfibrilhador automático externo.

2022-04-06 15:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria entregou um desfibrilhador automático externo (DAE) à GNR.

Oferta da autarquia numa sessão em que estiveram presentes o Comandante do Posto Territorial de Albergaria-a-Velha, SargentoChefe Virgílio Bandeira, o Comandante do Destacamento Territorial de Águeda, Capitão Jorge Marques, e o Comandante Territorial de Aveiro da GNR, Tenente-Coronel João Fernandes.

A disponibilização de um DAE à GNR vem no seguimento da instalação destes equipamentos em vários espaços municipais.

No total, estão 15 desfibrilhadores ao dispor da população, encontrando-se mais 2 em fase de licenciamento pelo INEM.

Para assegurar a presença de um mínimo de operadores DAE, o Município já formou colaboradores do Município, elementos de Associações Culturais e Clubes Desportivos do Concelho e, agora, elementos da GNR, totalizando até ao momento 96 operacionais em DAE.

Estes últimos receberam ontem os certificados, que os habilitam a utilizar os desfibrilhadores sempre que se revelar necessário.

O DAE entregue à GNR vai equipar o veículo utilizado pelo posto territorial, cedido pela Câmara Municipal, sendo este o primeiro veículo do distrito de Aveiro a disponibilizar um desfibrilhador.

Em situações de emergência, tais como acidentes de viação, incêndios ou desastres naturais, os elementos da GNR são, muitas vezes, os primeiros a chegar ao local.

Estando equipados com um DAE e formados para a sua utilização, o socorro a pessoas em paragem cardiorrespiratória é mais célere, sendo possível prestar um melhor acompanhamento das vítimas antes da chegada dos Bombeiros ou do INEM.