Albergaria: Festival do Pão regressa em Junho.

2022-05-17 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival do Pão de Portugal está de regresso às atividades presenciais.

Confirmada a retoma de eventos promovidos pelos municípios da Região de Aveiro, Albergaria retoma o festival dedicado ao pão com mais de 70 produtos em exposição.

A Quinta da Boa Vista (Torreão) recebe o evento de 3 a 5 de junho.

Organizada pelo Município de Albergaria-a-Velha, esta 9ª edição vai contar com a presença de produtores e diversas variedades de pão de todo o país e pão produzido com recurso a fermentos naturais e pão artesanal de fermentação lenta.

Além do pão, o festival recebe ainda produtores de enchidos, compotas, manteigas, queijos, ou seja, um leque vasto de opções que enriquecem o certame.

A edição deste ano conta também com dois fornos a lenha nos quais os expositores poderão cozer o pão acabado de amassar e servi-lo quentinho.

O recinto estará dividido em três espaços fixos – postos de venda, restauração e padaria. Para além das secções habituais, o evento promete ainda, ao longo dos três dias, várias atividades para todas as idades como workshops dinâmicos, oficinais de confeção e interessantes momentos de showcooking com receitas preparadas pelos chefes Hélio Loureiro e Emídio Concha de Almeida, convidados desta edição.

A animação musical conta com DJ Sets durante a tarde e concertos de artistas portugueses, a atuar nas noites de sexta-feira e sábado.

Para o público infantil, haverá momentos de leitura, showcookings e workshops adaptados.

De modo a festejar o Dia Mundial da Criança, a organização preparou para o dia de sábado (4) trampolins, insufláveis e outras diversões.

O público poderá assistir a alguns filmes temáticos, visitar a exposição “Voltar aos passos que foram dados” em homenagem ao escritor José Saramago e participar no Trail Rota dos Moinhos.

Como forma de dar a conhecer a região, ao mesmo tempo que se pratica exercício físico, o Trail será composto pelo trajeto de corrida principal de 19 km e dois trajetos para caminhadas com 7 e 13 km.

A entrada no recinto, bem como a participação em todas as atividades definidas no programa são de carácter gratuito.