Albergaria: Festival do Pão recebeu cerca de 30 mil visitantes.

2019-06-04 08:10

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Pão de Portugal regressou este fim de semana a Albergaria-a-Velha com mais de 70 variedades para degustar e comprar e o número de visitantes manteve-se estável.

Ao longo de três dias, 30 490 pessoas passaram pela Quinta da Boa Vista/ Torreão que, para além dos espaços de venda, contou com um programa de atividades relacionadas com o pão, como sessões de showcooking, visitas à Rota dos Moinhos, oficinas de pão e até animação infantil sobre a temática.

“O pão tem mais de seis mil anos e, este fim de semana, ele é rei”, afirmou António Loureiro, Presidente do Município, na sessão de inauguração.

Para o autarca, o festival é mais do que a promoção de um produto; é a valorização de um território com grande tradição na panificação e com mais de 300 moinhos de água que, ao longo dos séculos, têm moído o trigo e o milho, bem como descascado arroz.

“Valorizamos o nosso património, os nossos moinhos e é bom ver que há cada vez mais engenhos abertos para visitas, para que a população possa ser sensibilizada para as nossas tradições”, salientou António Loureiro.

O documentário vencedor do concurso de cinema do Festival do Pão na categoria curta-metragem foi Kandurwan, Baking History, de Mehvish Altaf (Índia) e, na longa-metragem, Le Ciel, la Terre et l’Homme, de Caroline Reucker (Alemanha).

Delfim Bismarck, Vereador da Cultura e do Turismo, não tem dúvidas do que o evento foi um sucesso.

“Tivemos um dos melhores sábados de sempre, impulsionado, certamente, pela gravação em direto do programa Aqui Portugal, da RTP”.

No entanto, o autarca também acredita que o espaço de venda renovado, a maior variedade de pão saudável, o trail e as visitas aos moinhos (completamente esgotadas) também foram fatores de atração.