Albergaria: Escavações arqueológicas decorrem em São Julião.

2019-08-09 14:45

Categoria: 

Concelho: 

Uma equipa de 20 pessoas participa nas escavações arqueológicas de São Julião em Albergaria.

Está a decorrer, até ao dia 23 de agosto, mais uma escavação arqueológica no povoado de São Julião, na freguesia da Branca. Os trabalhos estão a decorrer no âmbito do projeto VALJUL e contam com a participação de 20 pessoas.

A equipa liderada pelo Centro de Arqueologia de Arouca está concentrada em colocar a descoberto, numa área de cerca de 50 m2, mais vestígios da estrutura de delimitação do povoado.

Serão também realizados trabalhos na mamoa, monumento funerário que se localiza no seu interior.

Salienta-se que o Município de Albergaria-a-Velha adquiriu, no ano passado, o terreno onde se desenvolvem as escavações, numa área de 10 410 metros quadrados.

As escavações anteriores já permitiram identificar importantes vestígios da ocupação do local há cerca de três mil anos, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado, assim como um monumento megalítico e fragmentos de louça e outros objetos utilizados à época.

Esta é a sexta vez consecutiva que o Centro de Arqueologia de Arouca e o Município de Albergaria-a-Velha promovem escavações arqueológicas no Monte de São Julião.