Albergaria celebra Dia Nacional dos Moinhos.

2023-04-12 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria prepara-se para a celebração do Dia Nacional dos Moinhos com programa especial.

Na manhã de sábado, dia 15, às 10h, ruma-se em direção à Freguesia de Ribeira de Fráguas para uma visita ao Moinho de Baixo e aos Moinhos da Quinta da Ribeira, que estarão em funcionamento.

Uma hora mais tarde, o percurso leva os participantes até à sede da Donaldeia, em Telhadela, onde será dinamizada uma oficina do Ciclo do Pão.

À tarde, sobe-se a Vilarinho de São Roque, Aldeia de Portugal.

Após uma visita aos Moinhos do Regatinho às 14h, será realizada a oficina “Do Moinho à Mesa”.

Uma hora mais tarde, parte-se à descoberta dos encantos da aldeia numa visita guiada e, pelas 17h, tem lugar a atividade “Broa ao Forno”.

Às 17h30, haverá uma caminhada guiada pelo PR1 – Trilho do Linho.

Na manhã de domingo, dia 16, o aniversário da Rota dos Moinhos entrecruza-se com o aniversário do Polo de Albergaria-a-Velha do Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Os caminhantes vão partir (percurso de 7 km) ou passar (percurso de 12 km) pelo Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, onde poderão conhecer o engenho enquanto recompõem energias num ponto de abastecimento.

Para quem quiser ficar a descansar junto do moinho, haverá a confeção de Pão com Chouriço a partir das 10h, numa dinamização da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

A finalizar o programa de aniversário, na tarde de 16 de abril, as pessoas participantes podem visitar os Moinhos do Porto de Riba (Soutelo – Branca), o Moinho de São Marcos de Baixo (São Marcos – Albergaria-a-Velha), acabando o dia na Atafona do Sobreiro.

As comemorações do 9.º aniversário da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha integram a programação geral da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

Nestes municípios existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.