Albergaria: Autarquia reserva mais de 20 mil euros para apoio ao arrendamento.

2021-01-29 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

De fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, o Município de Albergaria-a-Velha atribuiu 24 060 euros em apoios para o pagamento de rendas de famílias em situação de vulnerabilidade económica.

O programa municipal de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais contou, no ano passado, com 29 candidaturas e para este ano 2021 foram aceites 18 candidaturas, estando estimada a comparticipação de 21 810 euros.

É de referir que o número de famílias a apoiar durante o ano pode sofrer alterações, com o surgimento de casos urgentes ou desistências de quem está a ser apoiado, decorrente da melhoria da situação socioeconómica ou outra situação que determine a cessação, por incumprimento do definido no regulamento municipal.

O Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais é um subsídio pontual e de caráter temporário, concedido pelo período de 12 meses e eventualmente renovado, no máximo, até 24 meses.

Se, decorrido este prazo, ainda persistir a situação de carência económica, o apoio poderá ser renovado até ao limite máximo de 36 meses.

O programa municipal é destinado a indivíduos isolados e famílias em situação de vulnerabilidade social cuja habitação seja arrendada e a residentes de Habitação Social Municipal, que pretendam arrendar uma habitação no mercado de arrendamento.

Na avaliação das candidaturas, o Município dá prioridade a vítimas de violência doméstica e a outras situações de vulnerabilidade social que o Serviço de Ação Social considere prioritária.