Albergaria: Autarquia, ADRA e Agrupamento de Escolas fomentam consumo de água da rede.

2023-01-05 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A AdRA e o Município de Albergaria-a-Velha implementam projeto denominado “escola sem plástico”.

As duas entidades pretendem, através de consciencialização e disponibilização de meios, erradicar a utilização de plástico no bar da escola Secundária de Albergaria-a-Velha, criando uma alternativa sustentável à água engarrafada.

Consumir água da torneira como alternativa ao uso de plástico é uma das metas traçadas.

Para concretizar este projeto foram disponibilizados pontos de abastecimento e implementou-se uma campanha de comunicação especialmente dirigida às motivações e linguagem do publico escolar.

Fernando Vasconcelos, presidente da AdRA, e Catarina Mendes, Vereadora da autarquia, participaram no arranque simbólico deste projeto na Escola secundária de Albergaria-a-Velha.

“Água da Torneira, boa para ti, boa para o ambiente” é o mote desta campanha cujo resultado de uma estreita colaboração entre alunos, docentes e a AdRA.

Este slogan foi ponto de partida, para que os alunos desenvolvessem outras propostas, onde as vantagens da utilização da água da torneira são quantificáveis e evidentes.

Entre as ideias apresentadas figuram alguns casos práticos com resultados objetivos.

Uma pessoa que consuma somente água da torneira para as suas funções orgânicas, poupa em média 218 euros por ano ou um individuo que opte por consumir somente água da torneira, evita que 6kg de plástico por ano contamine o ambiente.

Esta iniciativa da Águas da Região de Aveiro, que já está em vigor no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento e na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, vai ser alargargado, progressivamente, às restantes escolas do ensino secundário dos 10 municípios servidos pela ADRA.