Albergaria: Abílio Tavares apresenta o seu novo livro de poesia “Novo Olhar”

2023-03-25 08:00

Categoria: 

Concelho: 

Abílio Tavares apresenta o seu novo livro de poesia “Novo Olhar” na Biblioteca de Albergaria-a-Velha este sábado, dia 25, às 16h.

Com este segundo livro, Abílio Tavares partilha um novo olhar acerca de si e do outro, na procura de um encontro que se perde algures, entre o sonho e a sombra, em busca da felicidade possível, onde se esconde a iniquidade.

Abílio Tavares nasceu a 16 de março de 1944, na Freguesia da Branca, Concelho de Albergaria-a-Velha, onde reside. Cresceu numa família bastante pobre, num tempo muito difícil de pós-guerra, que se caracterizava pela carestia material e social. Os primeiros quatro anos de estudo liceal foram cumpridos no Seminário Beneditino de Singeverga, onde ingressou com catorze anos. Depois de abandonar o seminário e terminar o serviço militar obrigatório, completou a sua formação escolar, em período pós-laboral.

Realizou o Curso do Magistério Primário e frequentou, posteriormente, o Curso de Licenciatura em Línguas e Literatura Modernas – Estudos Portugueses – na Universidade de Coimbra, como trabalhador-estudante. Concluiu o Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar e exerceu a sua atividade docente, da qual se encontra aposentado, durante trinta e quatro anos.

O seu gosto pela poesia manifestou-se durante o internato no Seminário, aquando da leitura de “Campo de Flores”, de João de Deus, mas foi a poética de José Régio que o estimulou a experimentar escrever neste género literário.