Águeda reclama sucesso no controlo de animais errantes.

2020-06-08 20:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda afirma sucesso nas campanhas para controlar animais errantes.

A Câmara Municipal de Águeda tem em curso uma campanha CED (Capturar/Esterilizar/Devolver), que desde o início, em agosto do ano passado, tem acompanhado 15 colónias de gatos silvestres, referenciadas em todo o concelho.

Neste período já foram capturadas, esterilizadas e devolvidas ao seu habitat 30 fêmeas e 9 machos.

Este trabalho de controlo das colónias de gatos silvestres está a ser desenvolvido pelos serviços camarários, numa articulação com um médico veterinário que agiliza todo o processo de captura, esterilização e devolução dos gatos.

As fêmeas são esterilizadas em duas clínicas veterinárias do concelho, enquanto os machos são tratados num consultório veterinário.

O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem.

Deste modo, é objetivo da Câmara de Águeda controlar a multiplicação destes animais silvestres.

Por outro lado, a Câmara de Águeda lançou, no outubro de 2018, a campanha “Adote um Animal Abandonado”, em que quem adotar um animal do canil municipal recebe, de forma gratuita, a esterilização, a vacinação e a primeira desparasitação.

“Desenvolvemos um trabalho sério e concertado com os médicos veterinários para que este acompanhamento das colónias silvestres seja produtivo para controlo das espécies. Para além disso, a Câmara tem em curso uma campanha de adoção de animais cujo sucesso é evidência da importância de se desenvolverem políticas sustentáveis e que permitam o encontro entre animais e uma família que lhes dê amor e carinho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, alertando que é proibido o abandono intencional de animais na via pública.

Neste âmbito, em 2019, bateram-se os recordes de adoções, com 92 animais adotados e a campanha continua em curso. Todos os animais são desparasitados e vacinados antes de ficarem com o novo dono, para além de receberem o seu Bilhete de Identidade eletrónico.