Águeda: PS teme pelo encerramento do mercado mas autarquia garante cumprimento de normas de segurança.

2020-11-10 11:45

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Águeda levanta dúvidas sobre a capacidade de resposta da autarquia para fazer funcionar mercados e feiras mas a autarquia assegura estar a cumprir com as normas da Direção Geral de Saúde.

No rescaldo de uma visita ao mercado, a estrutura socialista deteta o que entende ser “inércia” na defesa do funcionamento do Mercado Municipal e teme pelo encerramento.

Nesse visita, realizada no passado sábado, os socialistas, dizem que não encontraram sinais de “medidas consistentes de informação aos cidadãos, higienização, controle de entradas e normas de ocupação de espaços, existindo somente um ponto de higienização numa das entradas do mercado e outro na entrada da feira (norte), com um painel informativo e baias a dividir os circuitos de entrada e saída”.

A oposição diz que medida fundamental seria colocar pessoas a controlar as entradas, de modo a assegurar o cumprimento das regras e fiscais municipais que intervenham sempre que exista incumprimento de normas.

Da autarquia chega a resposta salientando que o funcionamento do Mercado Municipal e Feira semanal respeita regras da DGS.

A estrutura liderada por Jorge Almeida afirma que há fiscais municipais a garantir o cumprimento do estipulado no Plano de Contingência.

E lembra que o Mercado Municipal de Águeda foi o único da região que “não encerrou ao público no primeiro Estado de Emergência”.

Sobre o caso aludido pelo PS, a autarquia revela que o relatório de fiscalização confirma a concretização de medidas.

“Foram colocadas baias com a sinalização Entrada/Saída, nas entrada Sul, Norte e Nascente do mercado, bem como sinais de trânsito para apontar o circuito a fazer (um indicando sentido proibido e outro indicando sentido obrigatório). Foram também colocadas baias a fechar as entradas pedonais da feira, junto da Avenida 25 de Abril e na entrada Nascente e uma outra trancada com uma corrente na entrada poente da feira. Foram colocados os suportes com os avisos das normas a ter em conta devido à SARS-Cov-2 e os dispensadores de álcool gel”.

No interior diz ter garantido os dispensadores de pé de álcool gel e feito controlo sobre o uso de máscara.

“Segundo o relatório da fiscalização municipal, o movimento de pessoas para o interior do mercado manteve-se controlado durante toda a manhã, não tendo sido necessário impedir o acesso dos munícipes”.

A falta de movimento levou à retirada de sinalização às 11h45.

“Não obstante, até às 13 horas a fiscalização continuou a controlar o uso de máscara e o distanciamento social no interior do Mercado Municipal”.