Águeda: Novas tecnologias aproximam seniores das famílias.

2022-02-22 07:19

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Social Arco-Íris, em Paradela, promove a literacia digital inovando na prestação de cuidados.

Iniciou no passado dia 18 de fevereiro um novo projeto intitulado digit@lmente.feliz.

Depois de ver reconhecida a sua atividade como “Instituição Promotora de um Envelhecimento Feliz” ao utilizar jogos cientificamente validados para promover a funcionalidade e diminuir as perdas motoras e cognitivas, a instituição diferencia-se agora ao integrar as novas tecnologias na prestação de cuidados, promovendo competências funcionais, sociais e contribuindo para a inclusão.

O projeto digit@lmente.feliz pretende contribuir para a estimulação cognitiva através da utilização de ferramentas tecnológicas como o computador portátil, tablets e smartphones, aproximando gerações especialmente afastadas nos últimos dois anos, fruto da pandemia, e potenciando a sua literacia, o seu bem-estar, auto-conceito e qualidade de vida.

O projeto digit@lmente.feliz insere-se na atividade do Centro “Eu Sou Digital”, aberto a toda a comunidade e que funciona na Biblioteca da instituição.

Este é um Centro Social integrado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada no lugar de Paradela, da União das Freguesias de Recardães e Espinhel, concelho de Águeda.

Atualmente a atuação do Centro Social Arco-Íris está focada na área da terceira idade, com o desenvolvimento das respostas sociais de centro de dia – com capacidade para 30 utentes – e do serviço de apoio domiciliário – também com capacidade para 30 utentes.