Águeda: ESTGA com novas residências universitárias quer continuar a crescer.

2020-10-08 07:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Reitoria da Universidade de Aveiro e Câmara de Águeda asseguram que a requalificação das residências universitárias, localizadas na Rua Comandante Pinho e Freitas, é um passo de outros que surgirão para qualificar instalações da Academia no Município.

Obra que implicou um investimento de 592.862,70 euros em construção de raiz (novo edifício autónomo) e restauro de edifícios e anexo existentes.

As duas entidades promoveram uma visita às Residências Universitárias que servem estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

Esta infraestrutura disponibiliza um total de 63 camas, sendo que este ano, no atual contexto da pandemia da COVID-19 e tendo em conta as orientações da Direção-Geral de Saúde, as residências serão ocupadas a 50% da sua capacidade, ou seja 31 camas (mais uma para pessoas com mobilidade reduzida).

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, lembrou que as Residências Universitárias garantem impacto direto na qualidade de vida da escola (com áudio)

O reitor frisou que ter 63 camas disponíveis para os estudantes “é um incremento substancial”, mas que “é preciso continuar a trabalhar”, argumentando que é necessário “ter a noção de que esta é uma região em desenvolvimento” e que “a escola tem capacidade para ir mais longe” (com áudio).

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembra que esta intervenção resulta de uma estreita colaboração entre a CMA e a UA num polo universitário fundamental e com sucesso reconhecido.

O autarca destaca o pleno nas colocações (com áudio)

O complexo é composto por quatro edifícios, sendo que dois são blocos de apartamentos, com dois pisos cada (rés-do-chão e 1.º andar), que disponibilizam um total de 63 camas; um outro é um espaço polivalente, situado nas traseiras destes blocos (com casa-de-banho, lavandaria e zona técnica); e o outro, na zona lateral do complexo, destina-se a escritório e a uma zona de entrega de roupa.

Quanto aos edifícios centrais são constituídos por oito apartamentos, sendo que cada um tem quatro quartos duplos (à exceção de um quarto num dos apartamentos, que é simples e destina-se a pessoas com mobilidade reduzida), cozinha com copa, três casas-de-banho (uma completa, uma com duche e outra de serviço) e uma zona de entrada onde está disposta uma pequena área de estudo.