Águeda e Estarreja estão entre os distinguidos com a Bandeira Verde dos municípios.

2020-12-18 08:23

Categoria: 

Concelho: 

Águeda e Estarreja estão entre os distinguidos com a Bandeira Verde dos municípios.

A Comissão Nacional ECOXXI analisou mais de 60 candidaturas.

Altice Portugal e ABAE distinguem mais de 50 municípios com o galardão numa iniciativa que visa galardoar anualmente os municípios e bienalmente as freguesias com as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com um conjunto de indicadores.

Após analisar as mais de 60 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, a Comissão Nacional ECOXXI, composta por 57 elementos de um total de 34 instituições, elegeu os municípios que se destacaram pelas suas melhores práticas de sustentabilidade segundo 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica, e que este ano inclui pela primeira vez indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-Estar.

José Archer, presidente da ABAE, afirmou que o ECOXXI possibilita “um instrumento de medida para este percurso de longo prazo, medindo o progresso que cada território e comunidade faz no caminho da sustentabilidade”.

“A Bandeira Verde é cada vez mais o símbolo que reconhece exatamente este progresso, e por isso quero dar os parabéns a todos os municípios que hoje a conquistaram, e deixar um desafio para o futuro: que possamos continuar a cobrir o nosso país com mais bandeiras verdes e, todos juntos, a contribuir para um país mais sustentável”.

Águeda está no topo dos municípios mais sustentáveis com índice superior a 80%.

É um dos nove melhores nacionais consolidando a sua posição como líder nas práticas sustentáveis, estando este ano no topo, a par de Maia, Funchal, Braga, Lousã, Leiria, Torres Vedras, Loures e Pombal.

“Esta distinção é o reconhecimento público das boas práticas adotadas e em desenvolvimento pelo Município de Águeda nas áreas do ambiente e sustentabilidade”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, congratulando-se pela conquista deste prémio.