Águeda conta com novo reservatório de água para combate a incêndios.

2020-05-25 09:10

Categoria: 

Concelho: 

Águeda reforça os tanques de abastecimento de água para a época de fogos florestais.

Foi inaugurado, este sábado, em Castanheira do Vouga, o Mega Reservatório de apoio ao Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Estrutura com capacidade para um milhão de litros de água.

”É o maior alguma vez construído no concelho e tem mais do dobro da capacidade do que maior que até agora dispúnhamos”, refere o autarca Jorge Almeida.

Trata-se do projeto mais votado no Orçamento Participativo de Agueda e foi construído pela União de Freguesias de Belazaima Castanheira Agadão, com delegação de competências e financiamento da Câmara Municipal.

Instalado num espaço amplo e acessível, reforça a capacidade de combate aos incêndios florestais, uma vez que permite o rápido abastecimento de meios aéreos pesados e veículos dos Bombeiros e ULPC.O mega-tanque de Castanheira do Vouga, projeto apresentado por Humberto Moreira, Carlos Gomes e Emanuel Martins, implicou um investimento de 46.610,85 euros e foi o mais votado no OP.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou o fato de estar a executar obras com “pensamento preventivo e estratégico”.

António Ribeiro, Comandante operacional distrital do CDOS de Aveiro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, frisou que estas “são sempre obras muito importantes”.

Apesar de terem “um dispositivo terrestre forte, a dificuldade de haver locais de abastecimento atrasa as operações e pode comprometê-las, pelo que este conjunto de infraestruturas de apoio ao combate é uma ajuda muito grande a todas as forças que estão envolvidas, porque os tempos de abastecimento diminuem drasticamente”, acrescentou.

Em Castanheira do Vouga, foi construído um mega-tanque e, em Belazaima do Chão, foram criados três tanques para apoiar bombeiros no combate a incêndios, para além de ter sido requalificada a escadaria de acesso ao cemitério.