Águeda consagra campeão de Ciclocrosse.

2022-01-18 09:45

Categoria: 

Concelho: 

A final da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que decorreu no domingo passado, no Águeda Bike Park, foi a prova decisiva para conhecer o campeão nacional da modalidade.

Mário Costa, da AXPO First Bike Team Vila do Conde, foi o grande vencedor da competição nacional ao conquistar a Taça de Portugal em Ciclocrosse em Águeda, na categoria elite masculino.

No final, disse estar (naturalmente) “muito satisfeito com os resultados”, ao conseguir a “dobradinha”, ao vencer o campeonato nacional e a Taça de Portugal.

Realçou que, nesta temporada, venceu cinco das dez provas nacionais de ciclocrosse, o que considera “muito importante para mim e para a minha equipa”.

Também Joana Monteiro, vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse, em elite feminino, mostrou a sua alegria por ganhar a prova em Águeda.

A atleta da AXPO First Bike Team Vila do Conde aponta agora as suas “baterias” para o futuro, objetivando conquistar as provas de Cross Country.

“Vencer a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional (em Cross Country) são os meus principais objetivos para Portugal”, disse, frisando que competir no ciclocrosse “foi apenas uma preparação para o ‘country’”.

A final juntou em Águeda cerca de três centenas de atletas das várias categorias, desde juniores a masters 60.

“É com grande alegria que vemos aqui esta massa de atletas e entusiastas por esta modalidade a competir no Águeda Bike Park, numa clara demonstração de que o Desporto, de facto, é Vida”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que o ciclismo, nas suas várias vertentes, é uma modalidade relevante para o concelho.

Rui Miranda, presidente do Clube Desportivo Águeda Bike Friends, entidade organizadora da competição, salientou que Águeda tem demonstrado que sabe dinamizar eventos desta envergadura.

“É uma sensação única e um orgulho imenso ter uma prova como esta em Águeda”, um município que aposta fortemente neste tipo de iniciativas.

O responsável acrescentou que, além de dinamizar os trilhos de BTT do Centro Cycling Portugal de Águeda, o clube vai organizar uma prova de grande dimensão no dia 25 de setembro.

Trata-se do Águeda Gravel Race, “uma prova pioneira em Portugal” e que passará a fazer parte do calendário oficial para a temporada 2022.