Águeda com programa para o Dia dos Moinhos.

2023-04-08 08:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda promove o património molinológico do concelho.

Programa comemorativo do Dia Nacional dos Moinhos integra uma iniciativa conjunta da Rota dos Moinhos e vai decorrer de 14 a 16 de abril.

Caminhadas, visitas a moinhos, atividades lúdico-pedagógicas e muitas histórias são algumas das propostas para três dias de uma programação para promover o património molinológico.

Esta é uma iniciativa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que apresenta pelo terceiro ano consecutivo e com o apoio do Turismo de Portugal um programa conjunto e diversificado de atividades, que convida a uma visita e a conhecer as tradições ancestrais ligadas ao ciclo do pão.

No dia 14 há caminhada ao Moinho do Vale das Senhoras, com partida às 9 horas, do Largo 1.º de Maio, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Uma vez chegados ao destino, haverá tempo para “Um conto no moinho do Vale das Senhoras”, com “A rã, a fada e o moinho: era uma vez numa aldeia…”.

Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (15 e 16 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (14, 15 e 16 de abril).

Neste último, está programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.

O moinho de Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo vão disponibilizar, nestes dias, das 9 às 18 horas, uma visita aberta e contextualização histórica.

Região unida pelo património molinológico