Águeda. Autarquia vai suportar as despesas com a vacinação da gripe nas farmácias do município.

2020-10-29 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda vai suportar as despesas com a vacinação da gripe nas farmácias do município para evitar concentração de pessoas nos centros de saúde.

A vacina gratuita contra a gripe para os munícipes com mais 65 anos pode ser administrada também nas 13 farmácias do Concelho de Águeda. Um serviço igualmente gratuito que é resultado de um protocolo que a Câmara Municipal de Águeda estabeleceu com a Associação Dignitude e que permite aliviar a afluência e aglomeração de pessoas nos centros de saúde em tempo de pandemia da COVID-19.

Para tornar possível a realização deste serviço nas 13 farmácias do Concelho de Águeda sem qualquer custo para os cidadãos, uma vez que é necessário garantir que haja, naqueles locais, profissionais com formação certificada para administrar as vacinas e que também estejam dotadas de kits de emergência, a Câmara de Águeda comparticipa financeiramente o custo da administração das vacinas.

Esta comparticipação é assegurada através do referido protocolo com a Associação Dignitude (90% do valor da administração está a cargo da Câmara Municipal e os restantes 10% são suportados pela associação), tendo sido um dos primeiros municípios do país a aderir à medida “Emergência abem: COVID-19”, que se concretiza com a “Vacinação SNS Local”, possibilitando que a vacinação gratuita seja feita nas farmácias comunitárias.