Águeda: Associação Vale Domingos com projeto para criação da Aldeia da Inovação Social.

2020-10-15 09:15

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda apoia a Associação Vale Domingos para criação da Aldeia da Inovação Social.

O protocolo que viabiliza o apoio financeiro para este projeto de inclusão e integração sociais foi formalizado esta semnana.

Este projeto, co-financiado no âmbito do instrumento “Parcerias para o Impacto” (do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), através de uma candidatura que pressupunha que a Autarquia se assumiria como investidor social, prevê dar resposta ao problema social do aumento exponencial dos comportamentos de risco dos jovens, sobretudo no que respeita a vandalismo, criminalidade e toxicodependência, em Vale Domingos.

O apoio por parte da Câmara de Águeda vai traduzir-se num incentivo financeiro de 79.500 euros, que representa 30% do valor total aprovado na candidatura para o projeto (265.000 euros).

É objetivo da associação transformar Vale Domingos num ponto de referência e de atração turística do Concelho de Águeda, através da concretização deste movimento de intervenção de cariz comunitário e inclusivo.

Com a transformação deste local, combatendo o estigma social associado às comunidades ciganas, pretende-se tornar este projeto numa referência potenciadora da alteração de comportamentos sociais.

Entre as atividades a realizar está a mediação intercultural, que prevê a criação de um diálogo com os empresários e acompanhamento da comunidade de Vale Domingos no mercado de trabalho, para além de incentivar as crianças e jovens no seu percurso escolar e profissional, combatendo o abandono escolar, o absentismo e a falta de objetivos de vida (jovens que não trabalham, não estudam, nem frequentam qualquer formação).

Faz ainda parte deste projeto a promoção de ações de capacitação e formação para a população local, como ateliers de costura, de jardinagem, de agricultura, entre outros, que permitam o ocupação e crescimento pessoal e profissional da comunidade.

“Este apoio é o reconhecimento, em primeiro lugar, da relevância do projeto que a Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos apresentou, bem como do trabalho que esta coletividade tem realizado em prol da comunidade local e regional, eliminando os estigmas associados àquela zona do concelho”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apoiando a mudança de paradigma que está agregado a este projeto que catapulta Águeda como uma referência de integração e inclusão sociais.

“Queremos mudar a imagem da aldeia”, referiu Ricardo Pereira, Presidente da Direção da ACR de Vale Domingos, salientando que tem sido feito um “trabalho muito árduo” para alterar hábitos e a imagem que as pessoas tinham do local, constatando, “com alegria, que a Câmara de Águeda tem estado sempre ao nosso lado, apoiando os nossos projetos”.

“Sem a colaboração e participação da Câmara não seria possível” realizar esta tarefa de transformar a aldeia de Vale Domingos num “modelo de integração social”.

Refira-se que a ACR de Vale Domingos é composta por elementos da comunidade cigana e por elementos não ciganos, particularmente daquela localidade do Concelho de Águeda, promovendo a inclusão e integração sociais.