AdRA participou no Congresso Mundial da Água - Eficiência hídrica, eficiência energética e digitalização.

2022-10-24 17:06

Categoria: 

Concelho: 

A AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., marcou presença no 'congresso mundial da água 2022', em Copenhaga, em Setembro, "com vários projetos inovadores, nas áreas da eficiência hídrica, da eficiência energética e da transformação digital".

Na área da eficiência energética, a AdRA apresentou o seu projeto “Otimização do consumo elétrico e redução da pegada carbónica no fornecimento de água”. Este projeto, para além de compilar as medidas e melhorias no âmbito da eficiência energética desenvolvidas pela AdRA, inclui também a inovação “Clean and Simple” através da qual, com valores reduzidos de investimento, recorrendo à reengenharia dos sistemas, se aproveita de forma máxima a energia.

Já na área da eficiência hídrica foi apresentado o inovador projeto “Non-Revenue Water Reduction with Performance Based Contract - AdRA’s Case Study”, o primeiro do género em Portugal onde, através de um contrato baseado em objetivos se potenciou todo o vasto conhecimento da AdRA neste âmbito, multiplicando a capacidade de redução de perdas de água, com muito bons resultados.

Finalmente, na área da digitalização foram apresentados dois projetos: O projeto de realidade aumentada “ARGIS – Augmented Reality Geographic Information system”, desenvolvido pela AdRA em parceria com a AllBesmart. Este projeto, que foi desenvolvido em resposta à iniciativa Aveiro Tech City promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, permite, em tempo real, com um tablet ou smartphone, sobrepor os esquemas das redes e dos sistemas enterrados com a imagem captada pelo dispositivo. Esta nova tecnologia já é atualmente utilizada pelos operadores da AdRA com grandes ganhos em termos de eficiência e precisão.

Foi apresentado ainda um segundo projeto de transformação digital na relação com o cliente, "deixando entrever o que melhor se faz nesta área da empresa e que permitiu a esta e aos seus clientes um contacto fácil e permanente mesmo na altura da pandemia".

Estes projetos da AdRA foram selecionados pela IWA (International Water Association) merecendo a sua divulgação no que é o mais importante congresso internacional do setor.