Actual modelo da Economia Social "não é sustentável" - Manuel Ruivo.

2018-03-20 13:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Prosseguem os avisos que funcionam como alerta para o futuro da Economia Social. Vem por aí redução de instituições e de apoios "com investimento futuro nas famílias".

A Segurança Social investiu 112 milhões em acordos no Distrito de Aveiro, dos quais 45 milhões para a 'terceira idade' em 2017, mas avisa que "o futuro estará no apoio domiciliário com as famílias chamadas a desempenhar um papel mais relevante" nos cuidados para com os idosos.

São 289 as instituições com acordos no Distrito mas adivinham-se mudanças no futuro, admitindo-se até uma redução.

"Manter as pessoas no seu meio" é uma filosofia que vai ao arrepio da institucionalização. Manuel Ruivo, responsável pela Segurança Social no Distrito de Aveiro, assume que se trata de uma tendência nas sociedades modernas. (com áudio)

O gestor adiantou, num encontro sobre a Economia Social que "só no Concelho de Aveiro foram investidos 14 milhões" para 33 instituições. Admite que o quadro atual aponta para "excesso de instituições" salientando que o modelo "não é sustentável".

Estes os avisos que funcionam como alerta para o futuro da Economia Social. Vem por aí uma redução de instituições e mais apoios às famílias.