4200 edições do jornal "O Concelho de Estarreja" estão digitalizadas.

2015-10-13 14:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Nas vésperas do seu 114º aniversário, o jornal "O Concelho de Estarreja" não podia ter recebido uma notícia melhor e que merece honras de manchete na primeira página. Arquivo.cm-estarreja.pt<http://arquivo.cm-estarreja.pt/> é a porta de entrada para 113 anos de história, narrada em 4200 edições do jornal, que foram preservados no Arquivo Municipal e que podem agora ser consultadas online. A apresentação pública do jornal "O Concelho de Estarreja" em formato digital e entrega da cópia digital aos seus proprietários decorreu na última sexta-feira, nos Paços do Concelho.

O passo significativo para o universo online foi possível graças à cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e os proprietários do jornal iniciada em 2012 com a transferência da coleção centenária para o Arquivo Municipal, desde o número 1, com data de 1901, até ao número 4262, de maio de 2014. O representante da família proprietária, João Mota, nem queria acreditar que as 20 caixas repletas de jornais entregues nessa altura tenham sido concentradas num pequeno disco de armazenamento, que simbolicamente lhe foi agora oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina.

No novo portal financiado pela autarquia estão reunidos 113 anos de história do município contada em 4200 edições do jornal estarrejense (faltando 61 exemplares que a autarquia vai tentar recuperar) que se folheia ao longo de 20800 páginas, que foram digitalizadas folha a folha com recurso a um scanner planetário.